vivianeresende

Doutora em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB), Viviane Resende é professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB). É coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da UnB. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB), orientando na área de Linguagem e Sociedade, especificamente em Análise de Discurso Crítica, e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPG-CEAM/UnB), na linha de pesquisa "Desenvolvimento e Políticas Públicas".

É membro da Red Latinoamericana de Analisis Critico del Discurso y pobreza (REDLAD). Líder do Grupo Brasileiro de Estudos Críticos de Discurso e Pobreza (REDLAD-Brasil) (DGP/CNPq) e do grupo LabEC - Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (DGP/CNPq). Membro do Research Comittee 25 Language & Society, da International Sociology Association. Delegada no Brasil da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso.

É autora dos livros Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa (com Izabel Magalhães e André Martins, Brasília: UnB, 2017), Análise de Discurso (para a) Crítica: o texto como material de pesquisa (com Viviane Vieira, 2 ed. Campinas: Pontes, 2016), Análise de Discurso Crítica e Realismo Crítico: implicações interdisciplinares (Campinas: Pontes, 2009) e Análise de Discurso Crítica (com Viviane Ramalho, 2 ed. São Paulo: Contexto, 2009). Organizou, com Jacqueline Regis, o livro Outras perspectivas em análise de discurso crítica (Campinas: Pontesm 2017), com Rose Barboza, o livro Diálogos sobre resistência: organização coletiva e produção do conhecimento engajado (Campinas: Pontes, 2017), com Fábio Pereira, o livro Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares (Covilhã, Portugal: LivrosLabcom, 2010).  É editora da RALED - Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso.

LivrosResende

Tem artigos em diversos periódicos nacionais e internacionais, como Discourse and Communication, Language, Discourse & Society, Critical Discourse Studies, Qualitative Research, Cadernos de Linguagem e Sociedade, Journal of Multicultural Discourses, Discourse & Society, Discurso & Sociedad,  entre outros. É membro do corpo editorial dos Cadernos de Linguagem e Sociedade, periódico para o qual organizou um volume especial sobre discurso e extrema pobreza (2013) e, com Viviane Ramalho, um volume especial sobre Análise de Discurso Crítica (2011). Também participa do comitê editorial da revista Sur le Journalisme, para o qual está organizando, com Laura Pardo (Universidad de Buenos Aires), um volume temático sobre Jornalismo e Pobreza.

Alguns de seus artigos recentes disponíveis na internet estão disponíveis em https://vivianeresende.academia.edu/