Conheça nossas Publicações

Nesta seção você encontrará uma lista de todas nossas publicações.

vivianeresende

Doutora em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB), Viviane Resende é professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB). É coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da UnB. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB), orientando na área de Linguagem e Sociedade, especificamente em Análise de Discurso Crítica, e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPG-CEAM/UnB), na linha de pesquisa "Desenvolvimento e Políticas Públicas".

É membro da Red Latinoamericana de Analisis Critico del Discurso de las personas sin techo y en extrema pobreza (REDLAD) e do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades, e é líder do grupo Mobilização, direitos e cidadania: ação, representação e identificação no discurso (DGP/CNPq). Foi organizadora e coordenadora da sessão Discourses of Exclusion and Resistance, do Research Comittee 25 Language & Society, no International Sociology Association Congress - ISA 2012.

É autora dos livros Análise de Discurso (para a) Crítica: o texto como material de pesquisa (com Viviane Ramalho, Campinas: Pontes, 2011), Análise de Discurso Crítica e Realismo Crítico: implicações interdisciplinares (Campinas: Pontes, 2009) e Análise de Discurso Crítica (com Viviane Ramalho, São Paulo: Contexto, 2006). Organizou, com Fábio Pereira, o livro Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares (Covilhã, Portugal: LivrosLabcom, 2010).

LivrosResende

Tem artigos em diversos periódicos nacionais e internacionais, como Language, Discourse & Society (2013), Critical Discourse Studies (2013), Qualitative Research (2012), Cadernos de Linguagem e Sociedade (2011), Journal of Multicultural Discourses (2010), Discourse & Society (2009), Discurso & Sociedad (2008),  entre outros. É membro do corpo editorial dos Cadernos de Linguagem e Sociedade, periódico para o qual organizou um volume especial sobre discurso e extrema pobreza (2013) e, com Viviane Ramalho, um volume especial sobre Análise de Discurso Crítica (2011). Também participa do comitê editorial da revista Sur le Journalisme, para o qual está organizando, com Laura Pardo (Universidad de Buenos Aires), um volume temático sobre Jornalismo e Pobreza.

Alguns de seus artigos recentes disponíveis na internet estão disponíveis em https://vivianeresende.academia.edu/