O projeto decolonial reúne diferentes pensadorxs ao redor de um esforço epistemológico para pensar desafios e demandas das realidades do Sul global a partir de saberes emergentes desse mesmo Sul. Assim, busca-se superar a colonialidade dos saberes e dos sonhos, em muito reiterada pelo modelo de academia centrado no Norte global, que ainda perdura. Com isso, busca-se atuar na promoção de mudanças que possam desvelar ou mitigar perversos arranjos sociais que ainda dirigem muitas de nossas instituições.

O colóquio Decolonialidade em Abordagens Interdisciplinares foi proposto a partir da convergência entre pensamentos e sentimentos de pessoas engajadas na superação do estado de coisas por meio da proposição de novas formas de ser, pensar e agir no mundo, e inspiradas pelo estudo da bibliografia decolonial e do feminismo negro. Desse modo, construímos um espaço para possibilitar o diálogo interdisciplinar entre distintas abordagens de saberes e da produção de conhecimentos.

Este evento contou com as pensadoras latino-americanas Yuderkis Miñoso (UCA), Claudia Miranda (UNIRIO), Thula Pires (PUC-Rio), Ana Tereza Reis (FE/UnB), Camila Prando (FD/UnB) e Cida Souza (PPGL/UnB), além de Wanderson Flor (FIL/UnB), Gersiney Santos (NELiS/UnB) e Thiago Gehre (IREL/UnB); com as lideranças indígena Alceu Karipuna (UniFAP) e quilombola Givânia Silva (PPG-Sol/UnB); com mestras parteiras tradicionais e urbanas, e com as artistas Maria Tavares e Júlia Maia (”As desempregadas”) e Julie Wetzel e Lyvian Senna (”O Longe” - Cia. Burlesca), cada uma contribuindo com uma potência distinta para a promoção de caminhos alternativos de pensamento.

O colóquio foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2017, no Auditório do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília.

Programa geral e outras informações clique aqui

COMISSÃO ORGANIZADORA

Dra. Viviane de Melo Resende | Dra. Viviane Cristina Vieira |Dra. Jacqueline Fiuza da Silva Regis | Dra. Carolina Lopes Araújo | Dr. Glauco Vaz Feijó | Msc. María del Pilar Tobar Acosta | Msc. Dayane Augusta Silva | Msc. Renata Mello Nascimento

REALIZAÇÃO

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB) | Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB)

APOIO INSTITUCIONAL

Instituto de Letras (IL/UnB), Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB),Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB) | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB) | Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB) | Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB) |Instituto Federal de Brasília (IFB)

PROMOÇÃO

Instituto de Letras (IL/UnB), Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB),Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB).

← Retorna 'Seminários'