capa coloquio

O projeto decolonial reúne diferentes pensadorxs ao redor de um esforço epistemológico para pensar desafios e demandas das realidades do Sul global a partir de saberes emergentes desse mesmo Sul. Assim, busca-se superar a colonialidade dos saberes e dos sonhos, em muito reiterada pelo modelo de academia centrado no Norte global, que ainda perdura. Com isso, busca-se atuar na promoção de mudanças que possam desvelar ou mitigar perversos arranjos sociais que ainda dirigem muitas de nossas instituições.

O colóquio Decolonialidade em Abordagens Interdisciplinares é uma realização do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, promovida por seu Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade, representando o eixo temático do CEAM "Linguagem, Comunicação, Cultura e Arte". Com patrocínio do CEAM, do Instituto de Letras, do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, e com apoio institucional do Mestrado Profissional em Sustentabilidade  junto a Povos e Territórios Tradicionais e do Instituto Federal de Brasília, o colóquio é proposto a partir da convergência entre pensamentos e sentimentos de pessoas engajadas na superação do estado de coisas por meio da proposição de novas formas de ser, pensar e agir no mundo, e inspiradas pelo estudo da bibliografia decolonial e do feminismo negro. Desse modo, construímos um espaço para possibilitar o diálogo interdisciplinar entre distintas abordagens de saberes e da produção de conhecimentos.

Este evento contará com as pensadoras latino-americanas Yuderkis Espinosa Miñoso (UCA), Claudia Miranda (UNIRIO), Thula Pires (PUC-Rio), Ana Tereza Reis (FE/UnB), Camila Prando (FD/UnB) e Aparecida Sousa (PPGL/UnB), além de Wanderson Flor do Nascimento (FIL/UnB), Gersiney Pablo Santos (NELiS/UnB) e Thiago Gehre (IREL/UnB); com as lideranças indígena Alceu Karipuna (UniFAP) e quilombola Givânia Silva (PPG-Sol/UnB); com mestras parteiras tradicionais e urbanas, e com as artistas Maria Tavares e Júlia Maia ("As desempregadas") e Julie Wetzel e Lyvian Senna ("O Longe" - Cia. Burlesca), cada uma contribuindo com uma potência distinta para a promoção de caminhos alternativos de pensamento (ver cartaz com programa completo a seguir).

Nosso colóquio será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2017, no Auditório do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. Esperamos ampliar o debate e reforçar uma rede de colaboração e produção solidária de saberes.

Sejam bem-vindxs!

Programa geral e outras informações clique aqui

COMISSÃO ORGANIZADORA

Dra. Viviane de Melo ResendeDra. Viviane Cristina Vieira |Dra. Jacqueline Fiuza da Silva Regis | Dra. Carolina Lopes Araújo | Dr. Glauco Vaz Feijó | Msc. María del Pilar Tobar Acosta | Msc. Dayane Augusta Silva | Msc. Renata Mello Nascimento