O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS), o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e o Grupo Brasileiro da REDLAD realizaram, na Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, aos dias 13 e 14 de setembro de 2012, o VII Colóquio da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD): contextos de exclusão e resistência na América Latina.

Em abril de 2013, foi publicado um volume especial dos Cadernos de Linguagem e Sociedade com uma seleção de trabalhos apresentados no Colóquio.


No volume 14, número especial, dos Cadernos de Linguagem e Sociedade, temos o prazer de publicar uma seleção de trabalhos apresentados no VII Colóquio Internacional da REDLAD, realizado em 2012, na Universidade de Brasília, graças ao apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, Finatec, e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, PPGL/UnB, e à gestão do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade, NELiS/UnB.

Entre os trabalhos apresentados no Colóquio e submetidos à publicação em L&S, foram selecionados, por nosso Conselho Consultivo, os 14 artigos que temos o prazer de divulgar neste volume. Os trabalhos vão desde uma retomada das contribuições da REDLAD para o campo da ADC, em termos teóricos e metodológicos (texto de M. L. Pardo) até as análises situadas de dados tão diversos como street papers brasileiros (por M. P. Acosta, A. Santos e G. P. Santos), a imprensa tradicional argentina (nos textos de L. de La Vega e de L. Molina) e a brasileira (no texto de L. Tosold, L. Ruggi e R. Silva), textos multimodais (uma charge, em R. Sant’Ana e V. Resende; caricaturas, em N. Pardo Abril; um programa televisivo, em G. D’Angelo), documentos institucionais (em A. Tatagiba e D. Silva, em C. Souza e D. Silva, em R. Ribas e C. Pedrosa), blogs (no texto de L. Montecino e C. Arancibia) e documentos etnográficos (nos textos de M. Moreira e de K. Moreira e D. Silva). Como se nota, a diversidade de objetos analíticos investigados pelas/os pesquisadoras/es que assinam o volume dá mostra dos também diversos focos de abordagem por meio dos quais a extrema pobreza pode ser acercada em análise discursiva. Essa complexidade tem sido a tônica da REDLAD desde sua criação, e muito da criatividade teórica e metodológica com que temos logrado contribuir para a ADC deve-se a isso.

Acesse o volume aqui


← Retorna 'Publicações'