O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS), o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e o Grupo Brasileiro da REDLAD realizaram, na Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, aos dias 13 e 14 de setembro de 2012, o VII Colóquio da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD): contextos de exclusão e resistência na América Latina.
Em abril de 2013, foi publicado um volume especial dos Cadernos de Linguagem e Sociedade com uma seleção de trabalhos apresentados no Colóquio.
Entre os trabalhos apresentados no Colóquio e submetidos à publicação em L&S, foram selecionados, por nosso Conselho Consultivo, os 14 artigos que temos o prazer de divulgar neste volume. Os trabalhos vão desde uma retomada das contribuições da REDLAD para o campo da ADC, em termos teóricos e metodológicos (texto de M. L. Pardo) até as análises situadas de dados tão diversos como street papers brasileiros (por M. P. Acosta, A. Santos e G. P. Santos), a imprensa tradicional argentina (nos textos de L. de La Vega e de L. Molina) e a brasileira (no texto de L. Tosold, L. Ruggi e R. Silva), textos multimodais (uma charge, em R. Sant’Ana e V. Resende; caricaturas, em N. Pardo Abril; um programa televisivo, em G. D’Angelo), documentos institucionais (em A. Tatagiba e D. Silva, em C. Souza e D. Silva, em R. Ribas e C. Pedrosa), blogs (no texto de L. Montecino e C. Arancibia) e documentos etnográficos (nos textos de M. Moreira e de K. Moreira e D. Silva). Como se nota, a diversidade de objetos analíticos investigados pelas/os pesquisadoras/es que assinam o volume dá mostra dos também diversos focos de abordagem por meio dos quais a extrema pobreza pode ser acercada em análise discursiva. Essa complexidade tem sido a tônica da REDLAD desde sua criação, e muito da criatividade teórica e metodológica com que temos logrado contribuir para a ADC deve-se a isso.
Acesse o volume aqui |