O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade e o Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB) promoveram, entre 12/08 e 1º/12 de 2013, o curso de extensão "Letramento, discurso e Ensino", com o objetivo de estimular a investigação pelo/a professor/a de seu próprio ambiente escolar, visando à reflexão crítica sobre o ensino de língua portuguesa, com foco no letramento e no discurso, e à construção de práticas futuras na condução do processo ensino-aprendizagem.

Esta foi a quarta edição do curso criado em 2010. Coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Veiga Rios, o curso seguiu o mesmo programa das edições anteriores.

Programa:

1) letramento e suas diversas acepções; modelos de letramento;
2) noções de discurso, letramento e linguística sistêmico-funcional;
3) letramento e consciência linguística crítica;
4) relação entre o letramento como processo na vida social e a escolarização;
5) letramento escolar: velhos e novos conceitos; projetos e atividades pedagógicas;
6) construção de atividades práticas em processo;
7) pesquisa e avaliação em processo.

Público-Alvo:

Professores/as de Educação Básica, regular e Educação de Jovens e Adultos/as, regentes, preferencialmente
lotados/as na rede pública de ensino.
Estudantes de graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa de final de curso.
Estudantes de Especialização, Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa ou Linguística.

← Retorna 'Seminários'