O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS), o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), o Grupo Brasileiro da REDLAD e parceiros realizaram, na Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2016, o XI Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza (REDLAD): discursos, violação e mobilização.

 

 

O EVENTO

O XI Colóquio Internacional da REDLAD está previsto para acontecer, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2016, em Brasília, conforme deliberação da assembleia realizada em 10 de novembro de 2015, na Universidad de Buenos Aires, no âmbito do X Colóquio Internacional da REDLAD. O tema do Colóquio será: “Discursos, violação de direitos e mobilização social”.

 

O Colóquio acontecerá na Universidade de Brasília, por meio do Instituto de Letras (IL) – Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC) – e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) e Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS). Conta ainda com apoio institucional da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB), do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB), do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

 

O XI Colóquio Internacional da REDLAD será um fórum de discussão e de divulgação de pesquisas discursivas sobre a pobreza, propondo um espaço para o diálogo entre a comunidade acadêmica de diferentes países, membros de movimentos sociais e a sociedade de modo mais amplo. Por isso, caracteriza-se também como um evento de extensão universitária. Na ocasião esses diferentes atores sociais poderão compartilhar suas experiências e, dessa forma, trocar ideias e construir conjuntamente soluções para ampliar a compreensão acerca do eixo temático discurso e pobreza. Compartilhando os princípios da livre circulação do saber e visando favorecer amplo acesso, a participação no evento será livre e gratuita, mediante registro prévio.

 

PROGRAMA DO XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDLAD (clique aqui)

 

CADERNO DE RESUMOS DO XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDLAD (clique aqui)

 

 

Períodos

 

Atividades

 

Agosto de 2016

 

Convocatória para participação no evento

 

20 de agosto a

20 de setembro de 2016

 

Recebimento de resumos

 

20 de setembro a

20 de outubro de 2016

 

Avaliação dos resumos pela Comissão Científica

 

20 de outubro a

30 de outubro de 2016

 

Envio das cartas de aceite às\aos participantes com trabalhos aprovados

 

Novembro de 2016

 

Publicação da agenda final do evento

 

5, 6 e 7 de Dezembro de 2016

 

Realização do Colóquio

 

Junho de 2017

 

Publicação de volume especial dos Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language and Society) com textos selecionados entre as comunicações apresentadas no Colóquio.

 

Julho de 2017

 

Publicação de livro com textos selecionados entre as conferências e palestras apresentadas no Colóquio.

 

 

 

HISTÓRICO

 

No ano de 2001, a Profa. Dra. María Laura Pardo (Universidad de Buenos Aires) iniciou um projeto em seu país sobre discurso e pessoas em situação de rua. A pesquisa começou a ser desenvolvida no âmbito do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina, e em 2003 foi ampliado para a Pontifícia Universidad Católica de Chile.

 

Em 2005, em assembleia celebrada no âmbito do III Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), a proposta se estendeu por outros países da América Latina, sendo fundada, na ocasião, a Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza (REDLAD). Desde então, o grupo de pesquisadores/as aumentou significativamente, o que permitiu à REDLAD subscrever uma Agenda de Cooperação entre o Centro de Investigaciones en Antropología Filosófica y Cultural (CIAFIC), pertencente ao Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), ambas instituições representadas pela professora Dra. María Laura Pardo; a Universidade de Brasília (UnB), representada pela professora Dra. Denize Elena García da Silva e pela professora Dra. Viviane de Melo Resende; a Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC-Santiago), representada pelo professor Dr. Lésmer Montecino; o Instituto de Estudios en Comunicación y Cultura (IECO), da Universidad Nacional de Colombia, representada pela professora Dra. Neyla Graciela Pardo Abril; a Universidad de Puerto Rico, representada pela professora Dra. Doris Martinez; a Universidad Nacional Experimental Sur Del Lago, representada pela professora MsC. Lilia Ramirez.

 

No ano de 2006, realizou-se o I Colóquio Internacional da REDLAD em Buenos Aires (Argentina). Em 2007, o II Colóquio foi celebrado em Bogotá (Colômbia). Em 2008, o III Colóquio realizou-se em Santiago (Chile). Em 2009, foi realizado o IV Colóquio da rede, na cidade de Mar del Plata (Argentina). Em 2010, a Universidade de Campinas (Brasil) foi a sede do V Colóquio. Em 2011, o VI Colóquio foi celebrado em Bogotá (Colômbia). Em 2012, o VII Colóquio foi realizado em Brasília (Brasil). Em 2013, realizou-se o VIII Colóquio na Cidade do México. Em 2014, o IX Colóquio foi sediado em Santiago do Chile. Em 2015, com a celebração dos dez anos de trabalho ininterrupto da REDLAD, seu X Colóquio voltou a ser realizado em Buenos Aires, onde se decidiu que a realização do XI Colóquio Internacional da REDLAD ficaria a cargo da Universidade de Brasília.

 

Assim, em 2016 o XI Colóquio Internacional da REDLAD será realizado na Universidade de Brasília, possibilitando o encontro presencial do grupo latino-americano, cuja pauta tem sido balizada pelo firme propósito de ampliar estratégias de cooperação científica e de formação de novos/as pesquisadores/as, estudantes de graduação (iniciação científica) e de pós-graduação (tanto em nível de mestrado como de doutorado) envolvidos/as nos projetos.

 

Investigadores/as formados/as, atuantes e reconhecidos/as em seus países, e estudantes agem como multiplicadores/as de linhas de ação, entre as quais se destacam a socialização e a divulgação das pesquisas levadas a cabo, o que se tem materializado em publicações de livros, volumes monográficos de periódicos internacionais e artigos publicados em revistas científicas. Entre as publicações que constituem resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito da REDLAD, cabe destacar: o número monográfico da revista Discurso & Sociedad, vol. 2(2), 2007; o livro organizado por Pardo, M. L, El discurso sobre la pobreza en América Latina, 2008; o livro de Pardo Abril, N. ¿Qué nos dicen? ¿Qué vemos? ¿Qué es… pobreza? Análisis Crítico de los medios, 2008; o volume 11(1) do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language and Society), organizado por Silva, D., 2010; o livro organizado por Montecino, L. Discurso, pobreza y exclusión en América Latina, 2010; o volume monográfico “Critical and cultural discourse analysis from a Latin American Perspective” do periódico Journal of Multicultural Discourses, vol. 5(3), 2010; o livro Teoría y metodología de la investigación lingüística : método sincrónico-diacrónico de análisis lingüísticos de textos, de Pardo, M. L.; o livro Embarazo, adolescencia y violencia intrafamiliar en contextos de pobreza: análisis crítico del discurso en historias de vida, de Vega, L.; o livro El texto como unidad de análisis socio-discursiva: una propuesta a partir del método sincrónico-diacrónico de análisis lingüístico de textos, de Marchese, M.; o livro La argumentación en las noticias, de Molina, L.; o livro de Pardo, N. Discurso en la web: pobreza em Youtube, 2012; o volume monográfico dos Cadernos de Linguagem e Sociedade (2013, esp.), organizado por Resende, V.; o livro La sociedade, la comunicación y sus discursos, 2015, organizado por Pardo, N.; o livro Víctimas, memoria y justicia: aproximaciones interdisciplinares, 2016, organizado por Pardo, N., além de monografias, dissertações e teses, já defendidas e em andamento, em todos os países membros.

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Dra. Viviane de Melo Resende | Dra. Viviane Cristina Vieira | Dra. Denize Elena Garcia da Silva | Dra. Carolina Lopes Araújo | Dra. Aline Sapiezinskas | Msc. Gersiney Pablo Santos | Msc. María del Pilar Tobar Acosta

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF) | Dra. Carina Aparecida Lima (IFT) | Dra. Dulce Elena Coelho de Barros (UEM) | Dra. Elaine Fernandes Mateus (UEL) | Dra. Francisca Cordélia Oliveira (UnB) | Dr. Guilherme Veiga Rios (UnB) | Dra. Izabel Magalhães (UFC) | Dra. Juliana de Freitas Dias (UnB) | Dr. Laerte Magalhães (UFPI) | Dra. Maria Aparecida Ottoni (UFU) | Dra. Maria Carmen Aires Gomes (UFV) | Dra. Maria Cecília de Lima (UFU) | Dra. Solange Maria de Barros (UFMT)

 

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

Msc. Sinara Bertholdo | Msc. Chislene Cardoso | Msc. Emmanuel Rodrigues | Msc. Gersiney Pablo Santos | Thaiza Carvalho

 

COMISSÃO DE APOIO

Msc. Jacqueline Régis | Msc. Carolina Gonzalez | Msc. Alley C. Júnior | Edilan Kelma Sousa | Luana Félix | Mariana Moura | Ingrid Ramalho

 

REALIZAÇÃO

Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema – diretório brasileiro (REDLAD – Brasil) | Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade – Universidade de Brasília (NELiS/UnB) | Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) | Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades – Rede Latino-Americana

 

APOIO INSTITUCIONAL

Instituto de Letras: Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB),Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB) | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB): Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/UnB) | Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB) | Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB) |Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião (IFB) | Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) | Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

 

APOIO

CAPES | FAP-DF | FINATEC

 


← Retorna 'Seminários'