O projeto "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente" direciona-se à investigação da interdisciplinaridade no Atendimento Educacional Especializado (AEE) à pessoa deficiente, buscando compreender um dos problemas registrado no projeto anterior, também coordenado por Izabel Magalhães (2010 - CNPq/UnB/UFC): o despreparo de docentes para relacionarem-se com deficientes.

 

Investigar de que forma múltiplos letramentos nas relações interdisciplinares contribuem para as identidades profissionais no AEE é o objetivo principal desta pesquisa, que propõe examinar as seguintes questões: 1) Quais os significados de discursos de inclusão e quais as suas demandas de interdisciplinaridades? 2) Qual a relação entre discursos de inclusão e de exclusão? O que dizem as famílias de deficientes sobre isso? 3) Que letramentos podem ser inferidos de entrevistas com profissionais que atuam no AEE e de suas narrativas? 4) De que forma múltiplos letramentos podem ser associados a interdisciplinaridades e qual o seu efeito sobre o AEE? 5) Qual a relação entre múltiplos letramentos e identidades profissionais e qual a relação entre identidades profissionais e identidades de gênero?.Projeto em andamento, integrando projetos de pós-graduação na Universidade de Brasília e na Universidade Federal do Ceará.


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