image image
NÚCLEO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE
O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) congrega profissionais da comunidade acadêmica, de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil, com o propósito de debater questões ligadas à relação linguagem-sociedade. O conceito de linguagem adotado pelo núcleo é o de linguagem como prática sociocultural (discurso).
Leia Mais
CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE
Cadernos de Linguagem e Sociedade (CLS) é um periódico multidisciplinar que tem como principal objetivo a publicação de pesquisas que abordem relações entre a análise de discurso, o texto e as ciências sociais. Tais relações são definidas da seguinte forma: teoria e análise das relações entre o texto e a interação verbal, de um lado e de outro, as práticas sociais, políticas e culturais. Os trabalhos publicados nos Cadernos de Linguagem e Sociedade estão disponíveis aqui.
Leia Mais

Nossas Ações

Feature 1

Seminários

Conheça alguns de nossos seminários

Leia Mais

Feature 2

Projetos

Conheça alguns de nossos projetos

Leia Mais

 

Feature 3

Publicações

Conheça algumas de nossas publicações

Leia Mais

 

 banner site 720x380



OBJETIVOS     O EVENTO     PROGRAMAÇÃO     INSCRIÇÕES     INFORMAÇÕES ÚTEIS



 

O EVENTO

 

O XI Colóquio Internacional da REDLAD está previsto para acontecer, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2016, em Brasília, conforme deliberação da assembleia realizada em 10 de novembro de 2015, na Universidad de Buenos Aires, no âmbito do X Colóquio Internacional da REDLAD. O tema do Colóquio será: “Discursos, violação de direitos e mobilização social”.

O Colóquio acontecerá na Universidade de Brasília, por meio do Instituto de Letras (IL) – Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC) – e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) e Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS). Conta ainda com apoio institucional da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB), do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB), do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

O XI Colóquio Internacional da REDLAD será um fórum de discussão e de divulgação de pesquisas discursivas sobre a pobreza, propondo um espaço para o diálogo entre a comunidade acadêmica de diferentes países, membros de movimentos sociais e a sociedade de modo mais amplo. Por isso, caracteriza-se também como um evento de extensão universitária. Na ocasião esses diferentes atores sociais poderão compartilhar suas experiências e, dessa forma, trocar ideias e construir conjuntamente soluções para ampliar a compreensão acerca do eixo temático discurso e pobreza. Compartilhando os princípios da livre circulação do saber e visando favorecer amplo acesso, a participação no evento será livre e gratuita, mediante registro prévio.

 
O evento acontecerá no Campus Darcy Ribeiro, no auditório da Faculdade de Tecnologia (clique aqui para o mapa do local)

PROGRAMA DO XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDLAD (clique aqui!)

CADERNO DE RESUMOS DO XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDLAD (clique aqui)

 

DATAS E PRAZOS

 

 

Períodos

Atividades

Agosto de 2016

Convocatória para participação no evento

20 de agosto a

20 de setembro de 2016

Recebimento de resumos

20 de setembro a

20 de outubro de 2016

Avaliação dos resumos pela Comissão Científica

20 de outubro a

30 de outubro de 2016

Envio das cartas de aceite às\aos participantes com trabalhos aprovados

Novembro de 2016

Publicação da agenda final do evento

5, 6 e 7 de Dezembro de 2016

Realização do Colóquio

Junho de 2017

Publicação de volume especial dos Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language and Society) com textos selecionados entre as comunicações apresentadas no Colóquio.

Julho de 2017

Publicação de livro com textos selecionados entre as conferências e palestras apresentadas no Colóquio.

 

 

 

Histórico

No ano de 2001, a Profa. Dra. María Laura Pardo (Universidad de Buenos Aires) iniciou um projeto em seu país sobre discurso e pessoas em situação de rua. A pesquisa começou a ser desenvolvida no âmbito do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina, e em 2003 foi ampliado para a Pontifícia Universidad Católica de Chile.

Em 2005, em assembleia celebrada no âmbito do III Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), a proposta se estendeu por outros países da América Latina, sendo fundada, na ocasião, a Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza (REDLAD). Desde então, o grupo de pesquisadores/as aumentou significativamente, o que permitiu à REDLAD subscrever uma Agenda de Cooperação entre o Centro de Investigaciones en Antropología Filosófica y Cultural (CIAFIC), pertencente ao Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), ambas instituições representadas pela professora Dra. María Laura Pardo; a Universidade de Brasília (UnB), representada pela professora Dra. Denize Elena García da Silva e pela professora Dra. Viviane de Melo Resende; a Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC-Santiago), representada pelo professor Dr. Lésmer Montecino; o Instituto de Estudios en Comunicación y Cultura (IECO), da Universidad Nacional de Colombia, representada pela professora Dra. Neyla Graciela Pardo Abril; a Universidad de Puerto Rico, representada pela professora Dra. Doris Martinez; a Universidad Nacional Experimental Sur Del Lago, representada pela professora MsC. Lilia Ramirez.

No ano de 2006, realizou-se o I Colóquio Internacional da REDLAD em Buenos Aires (Argentina). Em 2007, o II Colóquio foi celebrado em Bogotá (Colômbia). Em 2008, o III Colóquio realizou-se em Santiago (Chile). Em 2009, foi realizado o IV Colóquio da rede, na cidade de Mar del Plata (Argentina). Em 2010, a Universidade de Campinas (Brasil) foi a sede do V Colóquio. Em 2011, o VI Colóquio foi celebrado em Bogotá (Colômbia). Em 2012, o VII Colóquio foi realizado em Brasília (Brasil). Em 2013, realizou-se o VIII Colóquio na Cidade do México. Em 2014, o IX Colóquio foi sediado em Santiago do Chile. Em 2015, com a celebração dos dez anos de trabalho ininterrupto da REDLAD, seu X Colóquio voltou a ser realizado em Buenos Aires, onde se decidiu que a realização do XI Colóquio Internacional da REDLAD ficaria a cargo da Universidade de Brasília.

Assim, em 2016 o XI Colóquio Internacional da REDLAD será realizado na Universidade de Brasília, possibilitando o encontro presencial do grupo latino-americano, cuja pauta tem sido balizada pelo firme propósito de ampliar estratégias de cooperação científica e de formação de novos/as pesquisadores/as, estudantes de graduação (iniciação científica) e de pós-graduação (tanto em nível de mestrado como de doutorado) envolvidos/as nos projetos.

Investigadores/as formados/as, atuantes e reconhecidos/as em seus países, e estudantes agem como multiplicadores/as de linhas de ação, entre as quais se destacam a socialização e a divulgação das pesquisas levadas a cabo, o que se tem materializado em publicações de livros, volumes monográficos de periódicos internacionais e artigos publicados em revistas científicas. Entre as publicações que constituem resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito da REDLAD, cabe destacar: o número monográfico da revista Discurso & Sociedad, vol. 2(2), 2007; o livro organizado por Pardo, M. L, El discurso sobre la pobreza en América Latina, 2008; o livro de Pardo Abril, N. ¿Qué nos dicen? ¿Qué vemos? ¿Qué es… pobreza? Análisis Crítico de los medios, 2008; o volume 11(1) do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language and Society), organizado por Silva, D., 2010; o livro organizado por Montecino, L. Discurso, pobreza y exclusión en América Latina, 2010; o volume monográfico “Critical and cultural discourse analysis from a Latin American Perspective” do periódico Journal of Multicultural Discourses, vol. 5(3), 2010; o livro Teoría y metodología de la investigación lingüística : método sincrónico-diacrónico de análisis lingüísticos de textos, de Pardo, M. L.; o livro Embarazo, adolescencia y violencia intrafamiliar en contextos de pobreza: análisis crítico del discurso en historias de vida, de Vega, L.; o livro El texto como unidad de análisis socio-discursiva: una propuesta a partir del método sincrónico-diacrónico de análisis lingüístico de textos, de Marchese, M.; o livro La argumentación en las noticias, de Molina, L.; o livro de Pardo, N. Discurso en la web: pobreza em Youtube, 2012; o volume monográfico dos Cadernos de Linguagem e Sociedade (2013, esp.), organizado por Resende, V.; o livro La sociedade, la comunicación y sus discursos, 2015, organizado por Pardo, N.; o livro Víctimas, memoria y justicia: aproximaciones interdisciplinares, 2016, organizado por Pardo, N., além de monografias, dissertações e teses, já defendidas e em andamento, em todos os países membros.

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Dra. Viviane de Melo Resende | Dra. Viviane Cristina Vieira | Dra. Denize Elena Garcia da Silva | Dra. Carolina Lopes Araújo | Dra. Aline Sapiezinskas | Msc. Gersiney Pablo Santos Msc. María del Pilar Tobar Acosta

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF) | Dra. Carina Aparecida Lima (IFT) | Dra. Dulce Elena Coelho de Barros (UEM) | Dra. Elaine Fernandes Mateus (UEL) | Dra. Francisca Cordélia Oliveira (UnB) | Dr. Guilherme Veiga Rios (UnB) | Dra. Izabel Magalhães (UFC) | Dra. Juliana de Freitas Dias (UnB) | Dr. Laerte Magalhães (UFPI) | Dra. Maria Aparecida Ottoni (UFU) | Dra. Maria Carmen Aires Gomes (UFV) | Dra. Maria Cecília de Lima (UFU) | Dra. Solange Maria de Barros (UFMT)

 

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

 

Msc. Sinara Bertholdo | Msc. Chislene Cardoso | Msc. Emmanuel Rodrigues | Msc. Gersiney Pablo Santos | Thaiza Carvalho |

 

COMISSÃO DE APOIO

 

Msc. Jacqueline Régis | Msc. Carolina Gonzalez | Msc. Alley C. Júnior | Edilan Kelma Sousa | Luana Félix | Mariana Moura | Ingrid Ramalho

 

REALIZAÇÃO

 

Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema – diretório brasileiro (REDLAD – Brasil) | Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade – Universidade de Brasília (NELiS/UnB) | Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) | Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades – Rede Latino-Americana

 

APOIO INSTITUCIONAL

 

Instituto de Letras: Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB),Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB) | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB): Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/UnB) | Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB) | Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB) |Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião (IFB) | Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) | Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

 

 

APOIO

 

CAPES | FAP-DF | FINATEC

 

 

 

 

Projetos Recentes