O presente projeto focaliza, no âmbito dos estudos críticos do discurso, no campo mais amplo das Ciências Sociais, as formas como a mídia jornalística eletrônica representa mulheres em notícias sobre transporte público no Brasil e na Colômbia, em uma proposta de cooperação entre a Universidade de Brasília e a Universidad Nacional de Colombia, incluindo na rede de investigação também pesquisadoras da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal do Ceará.

Neste projeto, planeja-se pesquisa com objetivo geral de desenvolver um método para análise de políticas públicas com base nos estudos críticos do discurso, consolidando umaAnálise Interdiscursiva de Políticas Públicas (AIPP).

O projeto focaliza, no campo dos estudos críticos do discurso, e no campo mais amplo da Linguística Aplicada, as formas como a mídia jornalística eletrônica representa, em notícias, a violação de direitos e a violência contra a população em situação de rua no BrasilOs objetos da investigação são textos coletados nos portais dos jornais O Globo, Correio Braziliense e Folha de S. Paulo. O recorte temporal para a coleta de dados será o intervalo 2011-2013.

Projeto integrado de pesquisa que investiga, no campo dos estudos críticos do discurso, o caso de Rafael Braga Vieira, considerado emblemático por evidenciar a construção de opinião pública que se baseia em julgamentos morais entre “cidadãos de bem” e “não-cidadãos”. A investigação focaliza facetas semióticas do caso, tendo como foco específico a pesquisa de textos realizando diferentes gêneros do discurso: os autos do processo judicial movido contra Rafael Braga Vieira; os textos publicados sobre o caso no jornal O Globo; textos de midiativismo que pautaram o caso e transcrições de entrevistas.